MAM-Bahia abre de terça a domingo e tem projetos eventuais

Em atendimento a centenas de pedidos e campanhas virtuais feitas por baianos e turistas, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), logo depois da reabertura liberada pela prefeitura de Salvador diante da pandemia, ampliou os dias de visitas também para os sábados e domingos, com a exposição ‘O Museu de Dona Lina’ aberta das 13h às 17h, sendo que o Café Saladearte e os Pátios externos ficam abertos das 12h às 20h, todos, portanto de terça a domingo. Durante 30 dias, depois da reabertura em 17 de agosto – Dia Nacional do Patrimônio Cultural – o MAM abriu somente de terça a sexta-feira.

“Desde agosto/2021 e depois do licenciamento das autoridades sanitárias planejamos uma reabertura gradual e por etapas”, esclarece o diretor do MAM, Pola Ribeiro. Primeiro abriram os dois espaços expositivos com mostra em homenagem ao pensamento de Lina Bo Bardi (1914—1992). Paralelamente, abriu-se também o Café Saladearte. No final de setembro/2021 foi ampliada as visitas para os finais de semana e reaberta a Sala de Cinema do MAM. “Até o início de dezembro serão inaugurados o Espaço Lina Bo Bardi como sala permanente dedicada a ela, e o Espaço Unhão que abordará o antigo local que ocupamos e é utilizado por mais de 400 anos”, adianta o curador do MAM, Daniel Rangel. O Espaço Lina também terá exposições, ações educativas e outras atividades do museu que dialoguem com as ideias da arquiteta ítalo-brasileira.

De acordo com a coordenadora-geral do MAM, Marília Gil, o museu obedece aos protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, das secretariais municipal e estadual de Saúde. “A temperatura é aferida na portaria e é obrigatório o uso de máscaras”, lembra Marília. A lotação é de 15 pessoas por vez na Capela e 40 no Casarão. O MAM dispõe de áreas externas que somam mais de 2.500 m², possibilitando o distanciamento determinado pelas autoridades.

VISITA VIRTUAL– Dentre os novos projetos, o MAM-Bahia lança ainda em outubro/2021, a Visita Virtual da exposição ‘O Museu de Dona Lina’. Todos os internautas, mesmo sem estar em Salvador e de qualquer lugar do mundo vão conhecer em detalhes a mostra que propõe um diálogo entre a arte erudita (modernismo e contemporâneo) e a arte popular que, para Lina, deveriam estar ambas no mesmo patamar. A exposição reúne cerca de 250 obras do Acervo do MAM e da Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi da DIMUS/Solar Ferrão.

“A Visita Virtual tem qualidade técnica e possibilita que o internauta consiga passear nas áreas internas da Capela e do Casarão para ver de perto todas as obras expostas”, ressalta Daniel Rangel. Ele explica que as obras incluem pinturas, desenhos, esculturas, objetos, fotografias, serigrafias, instalações e até utilitários, produzidos por 76 artistas de diferentes gerações e contextos. A Visita Virtual estará permanentemente no site www.mam.ba.gov.br.

YOGA AO PÔR DO SOL – Além da exposição, do café e do cinema que são ações fixas, o MAM dispõe de projetos eventuais como a realização aulas públicas gratuitas de Hatha Yoga do Coletivo Ser Yoga (CSY) no Pátio do Pôr do Sol/MAM a partir das 17h. Como se trata de ação periódica, os interessados devem consultar as redes sociais do museu para confirmar quando acontecerá. A última edição aconteceu em 17 de outubro, um domingo. Qualquer pessoa pode participar desde que traga o seu tapete ou emborrachado para praticar os exercícios. Como o Pátio dispõe de mais de 1.600 m² onde os participantes conseguem manter o distanciamento determinado pelas autoridades.

“O nosso Coletivo reúne professores capacitados ao método tradicional do Hatha Yoga, através do YogaBahia (SSA, BA), do IEPY (Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga, SP), e o Instituto de Kaivalyadhama (Lonavla Índia)”, relata Telma Bunni, uma das professoras. Segundo Victoria Goulart, outra das organizadoras, a Hatha Yoga é uma prática/filosofia de origem indiana, com mais de 2.000 anos de existência, que busca uma conexão do material com o espiritual. É acessível a todos os corpos, idades e contextos. “Queremos colocar em prática o significado da palavra ‘Yoga’, que é união”, conclui Victoria.

A entrada e o estacionamento (capacidade p/mais de 50 veículos-passeio) no MAM-Bahia são gratuitos. Mais informações: acompanhe nossas redes sociais, Instagram e Facebook, o site www.mam.ba.gov.br ou via telefone (71) 31176132, com atendimento das 9h às 12h e das 13h às 15h. O MAM é vinculado ao Instituto do Patrimônio (www.ipac.ba.gov.br/museus) da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

Em Outubro/2021, Assessoria de Comunicação – MAM, Em 11.10.2021                                         Geraldo Moniz de Aragão (1498-mte.ba)                                               geraldomoniz.mam@gmail.com, 071 99102.7394

Fotos MAM: Geraldo Moniz 1498mtba @monizcomunicacao
Fotos YOGA: Catarina Brandão

Museu de Arte Moderna da Bahia                                                                                                        (71) 31176132                                                                                                                                              Av. Contorno, s/nº, Solar do Unhão                                                                                                          CEP4006-060 Salvador Bahia